Tipos de Agulha Para Máquina de Costura Doméstica

Oi gente! A dica de hoje é simples porém muito útil. Saber os tipos de agulha e para qual tecido cada uma é indicada, é essencial para o resultado final da peça. Vamos conhecer a estrutura de uma agulha.

 

A função da agulha é laçar a linha com ajuda da bobina da máquina, afim de costurar as partes dos tecidos desejados.






MAQUINA-DE-COSTURA-011

Cada máquina tem um tipo de agulha específica para realizar suas funções da melhor maneira possível. Dentre as que eu uso são, reta industrial, zig zag doméstica, overloque e colarette. Algumas máquinas industriais tem encaixes diferentes para o tipo de agulha. Cabo fino e Cabo grosso são as mais comuns. Como vimos na estrutura da agulha, o cabo é a parte que encaixamos na máquina, a ponta não muda em relação à isso.

agulha_maquina_galoneira_singer-65-09



Geralmente para máquina overloque o cabo é menor e mais gordinho.

foto1_53ba91199e61c

Para colarette é bem parecida com a reta industrial, só que com cabo maior. Também tem diferença entre cabo fino e cabo grosso, depende do modelo.

Para a zig zag doméstica encontramos uma variação enorme de tipos de agulhas.

arte_costura_agulhas_domesticas

Começando pelo cabo que tem uma parte reta, esta fica para trás na hora de encaixar na máquina. A primeira da foto acima é uma agulha comum, e todas podem ser usadas em qualquer zig zag doméstica. As três do meio são agulhas duplas e servem para dar acabamento de pesponto duplo na peça, o que diferencia uma da outra é a distância entre uma costura e outra, e isso é visto pela largura da cabeça do cabo. A última é agulha dourada ponta bola, e não, não é para costurar bola rs. Todas as agulhas tem a ponta em formato de cone, esta também tem mas a ponta é arredondada, e esse tipo de agulha é indicada para malha e tecidos com elastano.

Vamos ver a relação AGULHA X TECIDO:

TECIDO: Chiffon, seda e georgete                                                       AGULHA: 60/8

TECIDO:Musselina, cetins e tafetá                                                     AGULHA: 70/10

TECIDO: Popelina de algodão, mori, crepes, lãs leves e linhos         AGULHA:80/12

TECIDO: Gabardine, lã, tecidos pesados para calças                        AGULHA: 90/14

TECIDO : Brim, telas, revestimentos e tweeds                                  AGULHA:100/16

Guarde sempre as agulhas enroladas em um papel alumínio ou enfiadas em algum alfineteiro de espuma para proteger a ponta. Antes de usar certifique-se se o ângulo da agulha está correto para o seu tipo de máquina, visto que máquinas industriais e domésticas tem posições diferentes para agulha. Depois de posicionar a agulha, gire totalmente o volante da máquina à mão, para verificar se não está batendo em alguma parte interna da bobina.

(Visited 6.860 times, 10 visits today)

Posts Relacionados

7 Comentários

  1. Bom dia Dayse,sobre o curso on-line estou amando, estou com uma pequena dúvida, qual medida eu uso do ponto i para o ponto L do tamanho 40, e se essa medida serve para todos os tamanhos. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.