DORCAS, UMA COSTUREIRA NA BÍBLIA

Quando pensamos em uma profissão bíblica é muito provável que a primeira que venha à nossa mente seja a de carpinteiro, como a de Jesus, mais saiba que muitas outras são citadas inclusive a de costureira, sim, se você não sabia, vamos entender e descobrir referências bíblicas quanto à isto.

DORCAS, UMA COSTUREIRA NA BÍBLIA

A Bíblia nos fala na passagem de Atos capítulo 9 do verso 36 ao 43, a história de Tabita, veja:






“E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que, traduzindo, se diz DORCAS. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.

E aconteceu , naqueles dias, que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram em um quarto alto.

E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois varões, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles.



E, levantando-se Pedro, foi com eles. Quando chegou, o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e vetes que Dorcas fizera quando estava com elas.

Mas Pedro, fazendo-as sair a todas, pôs-se de joelhos e orou; e, voltando-se para o corpo, disse: “Tabita, levanta-te.” E ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, assentou-se.

E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva. E foi isto notório à toda Jope, e muitos creram no Senhor.”

Como pudemos ver, Dorcas fazia roupas para os necessitados como as viúvas citadas no texto. Naquela época uma viúva era uma pessoa totalmente desamparada e sem expectativa de vida, que vivia de favor, e Dorcas também era muito querida por todos como também pudemos ver.

É obvio que não falo de costurar como fazemos hoje com máquinas e acabamento elaborados, mas se tratava de confeccionar roupas, sendo assim, entendo que costura é uma profissão bíblica, é claro que isso não a faz melhor nem pior do que qualquer outra, só me alegra pelo fato de ser citada, e assim poder tirar exemplo da vida e atitudes daquela costureira. 

Outro ponto que me chama atenção é que podemos tirar como lição a atitude de Dorcas, e não costurar apenas com fins lucrativos. Hoje, assim como naqueles tempos citados na bíblia, existem pessoas necessitadas e desamparadas, e não precisamos ir para muito longe, nas nossas cidades e bairros mesmo podemos ajudar, fazer doações de roupas novas que fabricamos por tão pouco, e assim suprir parte das necessidades de algumas pessoas.

A palavra de Deus nos fala em Thiago 2 do verso 14 ao 17 que a fé sem obras é morta. Do que adianta fé e não praticar o bem? Do que adianta orar pelo necessitado e não ajudar em suas necessidades físicas e não só espirituais, nada!

Em Atos 20 nos versos 34,35 nos mostra as necessidades de Paulo sendo suprida pelos irmãos, e no final ressalta que “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.”

Que possamos refletir sobre como temos vivido, se nos preocupamos com o outro como a bíblia nos diz “amai-vos uns aos outros como Cristo os amou”, e como o segundo mandamento, “Amai ao próximo como a ti mesmo”. Será que temos nos preocupado como nossa própria vida, com o meu, com egoísmo, como aquele pensamento de que “se eu tenho tá bom”.

À princípio esta seria uma palavra apenas mostrar uma referência de que a costura, que tanto amamos, está bíblica, olha que fofo! Mas ao discorrer sobre, Deus me fez refletir e aqui estou compartilhando do que o Senhor colocou em meu coração.

Que Deus abençoe rica e abundantemente sua vida, sua profissão seja ela qual for, independente de estar na bíblia ou não, é abençoada! Sua casa, sua família e todas as áreas da sua vida! Esta é minha oração neste dia.

Reflita, oração é orar+ação smiledorcas

Graça e paz, e nos vemos amanhã por aqui!♥

(Visited 21.674 times, 82 visits today)

Posts Relacionados

9 Comentários

  1. Como é bom rever a história de Dorcas.
    Generosa, voluntária.
    Parabéns por esse presente,pelo texto e carinho por tantas “Dorcas”q conhecemos.Que Deus levante mais Dorcas nos dias difíceis q vivemos.

  2. Amei este blog, parabéns que Deus continue te dando graça e paz , estou começando agora nesta profissão sempre achei importante é sempre quis pois minha vo e costureira .Eu quero muito dar orgulho a ela sempre,.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.