ENTENDA OS DIFERENTES TIPOS DE MODELAGENS DE ROUPAS

Oi gente! Hoje vou falar um pouco sobre a a diferença entre os 3 tipos de modelagens de roupas, sim podemos usar 3 técnicas diferentes para desenvolver nossos modelos você sabia? Mas antes vamos entender o que é Modelagem e o que faz um Modelista na Indústria da Moda.

Quando falamos em moda, as profissões que nos vem à cabeça são Estilistas e Modelos! No entanto, existem outros profissionais tão, ou mais importantes para que uma coleção chegue à passarela.

Entre outras, o modelista, que eu comparo a um engenheiro! Pois é ele quem traduz o desenho do estilista, ou design e o torna real através de basicamente 3 técnicas. A Modelagem Plana Manual, a Tridimensional, que também chamamos de Draping ou Moulage e a Computadorizada.






Vamos entender agora a diferença entres essas 3 técnicas.

NA MODELAGEM PLANA MANUAL, também chamada de convencional, o modelista trabalha com papel pardo ou kraft, traçando o molde com auxílio de réguas retas, curvas, fita métrica, lápis, carretilha, furador, marcador de pics, entre outros, para chegar à um desenho plano totalmente calculado e feito à mão, como nós costumamos fazer no CANAL.

Esse processo demanda tempo, muito tempo, conhecimento das técnicas a serem aplicadas e habilidade para utilizar os equipamentos. Um modelo por exemplo de vestido que tenha 5 peças (frente, costas, bolso, gola e babado), devem ser modelados um à um, seguindo a mesma tabela de medidas e técnicas para todas as peças do modelo. Após finalizado, o molde deve ser transferido para outro papel contrastante, manteiga por exemplo, para serem acrescentados margem de costura e demais indicações de corte, fio, tamanho, e vezes a serem cortados.



Em uma empresa onde um modelo é fabricado em vários tamanhos, após finalizada essa primeira modelagem e o PROTÓTIPO para aprovação, (EXPLICO MELHOR AQUI),  

o modelista deve dedicar mais tempo e material, para fazer a gradação dos tamanhos.

Na MODELAGEM COMPUTADORIZADA o molde é desenvolvido em poucos minutos sem qualquer ferramenta citada acima, somente a tabela de medidas e o programa a ser utilizado para tal que já possui ferramentas de gradação em segundos e marcações necessárias como pics e recortes. Após finalizado o traçado o arquivo com os moldes é transferido para uma máquina de plotter, que é como uma impressora enorme que imprime os moldes desenhados em tamanhos real.

NA MODELAGEM TRIDIMENSIONAL, moulage ou draping, o modelista desenvolve o modelo utilizando um manequim industrial acolchoado, um tecido de algodão cru que possibilita visualizar mais facilmente os fios do urdume e trama (ENTENDA MAIS AQUI SOBRE A ESTRUTURA DOS TECIDOS), ou o MORIN.

O fitilho em cor contrastante ao manequim também é utilizado para marcar todas as linhas no desenvolvimento da peça, entre outros acessórios como lápis, carbono, tesoura e fita métrica.

Na modelagem o tecido que  plano é adaptado ao corpo humano que é tridimensional, com curvas e volumes. Essa adaptação é feita através de pences, franzidos e recortes.

É essencial que o modelista tenha prática em costura, já que tem que indicar as marcações de costura e saber a melhor forma de montagem da peça e o efeito final daquela modelagem após a peça costurada.

Gostou? Então comenta para eu saber e compartilha para seus amigos!

(Visited 2.823 times, 8 visits today)

Posts Relacionados

7 Comentários

  1. Boa tarde,Dayse.
    Comecei a fazer um curso de modelagem, até aí tudo ótimo, mas quando chegou em transposição de pence fiquei toda enrolada. Você já tem um vídeo explicando essa parte da modelagem? Pois já perguntei milhares de vezes a professora e cada vez me enrolo mais, por favor me ajuda. Agora decidir recorrer à internet e o primeiro vídeo que abri foi o seu e te achei super habilidosa.

  2. Acabei de me interessar pela área (arte) de modelagem, sou extremamente leiga do tipo que observa tudo e diz: será que eu chego lá!!!, enfim, estou muito interessada a ser uma profissional, mas ultimamente não tenho muitos recursos, tenho me virado como posso, estou em um breve curso de “Planejamento e desenvolvimento de coleção de moda” ministrado pelo SENAC, sou costureira em uma fábrica de jeans, porém nos últimos meses estou na confecção de peças em twei, buscando conteúdo na net encontrei vários assuntos preciosos e que de forma notória elaborados com muito carinho e dedicação, encantei-me com tua iniciativa em repartir os conhecimentos e te solicito essa mãozinha neste tempo em que estou discernindo este caminho.

    Estarei explorando o blog que já está salvo em minha área de favoritos.

    Mais uma vez, parabéns pela iniciativa, e obrigada por me preencher com tantas inspirações.

    1. Oi Daniea, seja bem vinda a esse mundo mágico da modelagem! Vejo que vc não é leiga no quesito costura e já está com um curso excelente! Isso é um ótimo começo.. para quem já costura e entende a estrutura da peça, é muito fácil entender modelagem… Conta com minhas dicas..aqui no blog tem muita informação, dá uma olhada no menu “Vídeos de costura” e “Vídeos de modelagem” que tem bastante coisa mesmo.. Outro menu legal para vc olhar é o “Looks e tendências” que tem muita dica de moda. Bjs e sucesso”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.