COMO ACHAR O FIO DO TECIDO- O QUE É URDUME, TRAMA E OURELA? #VEDA15

Oi pessoal! Neste vídeo explico sobre a estrutura do tecido e como encontrar o famoso “fio do tecido”, o que é OURELA, TRAMA E URDUME. Muitos nomes esquisitos não é rs mas cada um tem sinônimos que tenho certeza que você conhece bem, vem que te explico mais.

esquema do fio do tecido dayse costa Como no esquema acima a estrutura básica do tecido consiste em ourela que são as marcação das laterais do tecido que fica paralelo ao fio reto ou seja ao urdume, urdume que é o comprimento do tecido e a trama que é a famosa largura, viu como falei que você já conhecia os sinônimos deles haha.

O tecido é formado pelo entrelaçamento de fios no tear, seja ele manual ou industrial.






Foto do blog Maria Muler

P1080159

Ao iniciar o processo de entrelaçamento o primeiro fio a ser posicionado no tear é o do URDUME, ou seja o que vai formar o comprimento da peça. Depois de todos dispostos entra em cena a TRAMA, que vai formar a largura do tecido e trazer as características individuais de cada como textura, caimento, estrutura …. A forma com que esse fio de trama irá passar pelos do urdume vai depender da proposta, pode passar uma por cima e outro por baixo, dois por cima um por baixo, passa em um e outro não e assim vai. 



O importante é entender que URDUME é o COMPRIMENTO e TRAMA é a LARGURA.

A OURELA estará sempre PARALELO ao urdume ou seja, bem do ladinho, assim fica mais fácil de identificar o fio reto do tecido.

E por falar em fio reto vamos entender como encontrar o fio para cada caimento.

fio do tecido dayse costa bases

Nossa referência será sempre o fio reto que é o fio do urdume ok? Tendo isto em mente vamos usar o fio do molde em relação à ele da seguinte forma.

Se eu quero uma peça cortada no fio reto, vamos posicionar o fio do molde paralelo ao fio do tecido.

 

fio reto

 

Se eu quero uma peça cortada no fio atravessado, vou girar meu molde até que que ele fique na posição da trama do tecido, ou seja na largura.
fio na horizontal

 

Se eu quero uma molde no viés do tecido, vou girar o meu molde até que o fio enviezado do molde encontre o fio do tecido no urdume, os fios estarão paralelos mas o molde estará em uma posição enviezada.

 

fio enviezado

 

Sempre devemos desenhar o fio no molde de acordo com o caimento que desejamos, e na hora de posicionar no tecido, o colocamos paralelo ao urdume, tudo certo?

Vale ressaltar que a malha não é feita da mesma forma que o tecido plano, ainda que esses tecidos tenham elastano em na composição, mas na malha é diferente.

O tear é tubular para esta tenha a elasticidade que conhecemos.

foto do site Camisas dj

TEAR CURCULAR

Depois desta breve explicação, assista ao vídeo que falo um pouco mais sobre esse tema.

 

(Visited 13.545 times, 18 visits today)

Posts Relacionados

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.