Alta – Costura X Prêt- à – Porter

Você conhece as diferenças entre ALTA – COSTURA e PRÊT- À – PORTER? Se sim não custa nada reforçar, e se não estou aqui para te apresentar o que esses dois segmentos tem de diferente no mundo da moda.

ALTA – COSTURA

É o topo do mercado da moda, com os preços mais elevados, serviços especializados, sofisticados e até feitos à mão.






alfaiataria

Sua principal característica é a exclusividade das peças feitas sob medida, um público muito restrito da alta sociedade e de prestígio.

Na imagem, desfile da Chanel Alta – Costura Primavera – Verão 2016



260116-chanel-ac-201613-400x600

Entre as grifes mais famosas que mantém essa atividade estão, Yves Saint Laurent, Dior, Chanel, Versasce e outros poucos mais. Os preços elevados ao longo do tempo fizeram esse mercado perder terreno para jovens estilistas de boutiques, hoje em dia a alta-costura não é tão lucrativa. 

Os desfiles da alta-costura acontece em Paris após o lançamento prêt – à- porter para a mesma estação. Geralmente as peças são fabricadas no ateliê das grifes para manter o segredo.

PRÊT – À – PORTER

O termo vem do francês e traduzido significa “Pronto – Para – Vestir”, o que já nos traz a ideia do mercado de atacado. Pierre Cardin foi o primeiro a desfilar uma coleção prêt- -à – porter e Yven Saint Lourent foi o primeiro a abrir uma loja prêt – à – porter. 

Dior Prêt à – Porter Outono/Inverno 2016  em Pequim

05_defilerepeatbeijing_pappe16_vip_slideshow

As peças são produzidas em grande escala para as lojas de departamentos e das próprias marcas visando o público em geral, claro cada um dentro do seu público alvo, mas já não é a elite do mercado, e os preços são bem mais acessíveis.

Muitas marcas da Alta-costura desfilam suas “segundas marcas” no prêt – à – porter, que é o que traz mais lucro sobre o investimento da empresa.

E ae gostou? Deixa seu comentário ♥

Fonte de Pesquisa:

Livro Fashion Design – Manual do Estilista e texto desenvolvido por mim.

 

(Visited 467 times, 1 visits today)

Posts Relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.