Dicas Para Você que tem MEDO de ERRAR na Costura

Medo de Errar

E hoje eu senti vontade de falar com você sobre um tema pouco abordado porém, muito comum principalmente para quem está dando os primeiros passos ou, para quem ainda está trilhando o caminho do aprendizado na costura. Eu estou falando do “MEDO“. MEDO DE ERRAR!

Primeiramente, antes de contextualizar, vamos entender o que significa MEDO? Ok, segundo o dicionário: MEDO: 

  1. Estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência.
  2. Temor, ansiedade irracional ou fundamentada; receio.

Primeiramente, é muito comum sentimos insegurança, incerteza, sentimento de incapacidade e ansiedade quando estamos aprendendo uma nova habilidade.






Isso porque, nós seres humanos, somos por natureza muito imediatistas. Queremos tudo pra ontem no estilo “drive thru” concorda?

Isso é normal, porém não é bom. Todos nós precisamos de tempo para assimilarmos coisas novas, tempo para nos adaptarmos à novos ambientes, comportamentos, processar informações, E, cada pessoa tem um “timer” diferente.

Algumas pessoas tem mais facilidade, são autodidatas para aprender, entretanto, outras precisam de mais tempo e uma velocidade menor, e não há nada de errado com nenhum dos dois casos.



medo,erro

O novo nos assusta um pouco, e ouso ir um pouco além. Eu acredito que qa possibilidade de se frustrar e se sentir incapaz, nos paralisa muito mais.
Contudo, o que precisamos muitas vezes é entender e aceitar que isso acontece, enfrentar nossos fantasmas, e saber que ERRAR faz parte do processo.

costura,máquina de costura


Definitivamente na costura não é diferente. Quantas pessoas tem medo de cortar um tecido errado e estragar; tem medo de fazer uma peça de roupa que tanto quer mas sente insegurança de não ficar perfeito e desanimar…

Quantos relatos eu já recebi nessa minha trajetória de quase 7 anos ensinando costura e modelagem pela internet, de homens e mulheres que acham que já passou da fase, que não tem mais idade pra aprender coisas novas,  que aprender online é coisa pra gente nova.. e por ae vai.. Saiba de uma coisa, não existe idade para aprender a costurar, sempre é tempo, sempre é possível!

Certamente, o que você precisa é respeitar o seu ritmo de aprendizado. Saber que errar é bom! Sim! Quando erramos visualizamos uma forma que não é tão eficiente de se fazer algo, e isso nos faz buscar novas formas, novos caminhos.

Saiba que nenhum erro é em vão. Dele tiramos aprendizados importantes! Aumentamos nossa bagagem de conhecimento, nosso repertório, e em uma próxima vez você já saberá que dessa ou daquela forma, não vai dar certo, PORÉM, não vale desistir! Persistência é a chave do sucesso!

E assim, seguimos construindo nossa trajetória, a cada erro aprendemos mais, e crescemos.

máquina de costura,costura

Costurar é prática. Por mais que você assista dezenas e dezenas de profissionais fazendo, e você entenda, não é a mesma coisa quando você faz com suas próprias mãos. Suas habilidades são outras, sua percepção é outra, sua máquina muito provavelmente será outra, e tudo isso influencia a forma como irá colocar em prática tudo que aprende.

costura,sew,linha,agulha,dayse costa

Costurar é terapêutico, te ajuda a lidar com sentimentos, acalma, distrai, realiza sonhos e ainda pode te retornar em renda. Tudo depende do propósito no qual você mergulha nesse encantado mundo onde transformamos ideias em realidade.

dayse costa, costura,

Finalmente, meu conselho: se jogue! Não tenha medo de cortar um tecido! Eu oriento sempre minhas alunas a pensar:

“É APENAS UM TECIDO!” Não irá machucar ninguém. Quase um mantra!

Se dê a oportunidade de errar! De fazer experimentos sem compromisso com perfeição. Todas as fases de aprendizado são importantes para você alcançar o seu objetivo. O trabalho fica mais leve e divertido acredite!

Para completar tudo o que já disse até aqui, te aconselho A CLICAR AQUI, e conferir “8 DICAS PARA PERDER O MEDO DE COSTURAR”. Um artigo que fiz com um passo a passo para te ajudar na sua jornada na costura.

E lembre-se, SIM VOCÊ É CAPAZ!

handmade, bordado

Finalmente, não hesite em me contar aqui nos comentários se esse post te ajudou. Estou curiosa em saber.♥

Um beijo e até à próxima!

ps: imagens do site pexels

(Visited 388 times, 1 visits today)

Posts Relacionados

23 Comentários

  1. Amei seu texto. Muito motivador. Estou fazendo meu primeiro vestido pra uma cliente,no início fiquei com medo de errar e estragar o tecido dela e ter que comprar outro pra repor, mas hoje ela veio experimentar o vestido e aí para minha surpresa ela gostou. Fiquei tão feliz. Obrigada Dayse

    1. Normalmente somos mais capazes do que pensamos ser…nos cobramos muita perfeição e na maioria das vezes as pessoas acreditam mais na gente do que nós mesmos..feliz por sua conquista! siga em frente. bjs

  2. Deize costurei quinze anos em uma fábrica mas nunca cortei tenho muita dificuldade mas muita vontade de aprende também este poste me ajudou muito

    1. Elza que maravilha, você já tem uma baita experiência na costura, agora só lapidar e aprender mais truques dos processos que são feitos antes da peça ir pra máquina. Feliz que gostou,
      bjs volte sempre.♥

  3. Estava pensando sobre isso ontem, as vezes eu tenho a mania de fazer tempestade em copo d’água, mas vc tem razão é só um pedaço de tecido, vamos cortar, costurar e ser feliz, se der errado, começa tudo de novo.
    Amei o post Dayse

  4. Oiii Dayse,
    Outro dia falei muito seu mantra, estava a 1 ano guardando um crepe lindooooo até a escolha do modelo de um vestido longo godê, até q chegou o grande dia.
    Cortei primeiro a saia em uma mesa grande da cozinha, sai pq o povo tinha que jantar né.
    Fui para outro cômodo, com a mesa menor, pensei lá da para terminar.
    Chegou uma hora q nem acreditei, consegui fazer até forró no corpinho com o resto do tecido. Huhuhuhu!!!
    Fui montar para ver como ficava antes de costurar.
    Meninas, cadê a saiaaaaaa!!!!????
    E foi isso msm, com mais de 2 metros de tecido, fiquei só com um top e um vestido infantil de 2 anos.
    Tive q iniciar o mantra: E só um tecido, e só um tecido, e só um tecido.
    Dêem risada comigo por favor Kkkkkkkk

    1. Oh Si rsrsrs olha isso já aconteceu mt comigo viu! Mas o bom é que sempre podemos tirar aprendizado..garanto que não fará mais como fez nesse dia rs
      Não desiste e conta com minhas dicas♥

  5. Eu morro de medo de cortar, fico tão ansiosa que qdo consigo cortar certinho parece que eu fiz um feito impossível, sou muito insegura que chega a me travar.
    Com certeza as dicas vão na ajudar.

    Xero

  6. Eu vivo com esse medo de cortar, com essa insegurança. Fico sonhando em fazer roupas lindas, mas fico frustrada de errar, e também sem querer estragar tecidos caros. Você acredita que fazer o piloto da peça em algodão cru pode ajudar? Tenho muita dificuldade com a margem da roupa, sempre fica folgada demais, e com a cava e as mangas, sempre ficam apertadas.

    1. more, com certeza vale mas o algodão cru é um pouco carinho..tem o morim tb que é mais barato. Vc já identificou onde precisa corrigir suas peças….ajustar as folgas na largura e aumentar as cavas e mangas…se continuar fazendo da mesma forma n vai melhorar…precisa mudar..corrigir o que já identificou. tenta! faça experimentos. bjs♥

  7. Nossa Dayse. Que injeção de ânimo. Tmb tenho muito medo na hora do corte. Obrigada por nós ajudar sempre. Tenho o seu curso de moda praia, comprei todos os materiais pra fazer, mais e o medo de cortar rsrs. Mais vou fazer. Bjs e tudo de bom na sua vida.

  8. MEU maior medo era errar no corte…na verdade ainda tenho um poucomas no artesanato,é mais tranquilo…
    Confecção de roupas, só pra mim mesmoDayse,obrigada!!!Sempre aprendo muito com vc ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.